domingo, 5 de fevereiro de 2012

Filme 2 Coelhos é cinema pop brasileiro, com perseguições e explosões

Redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

O filme de estreia do diretor Afonso Poyart é quase também uma estreia do cinema nacional em terreno até então pouco explorado. No Brasil, o gênero de ação parece dialogar com mais facilidade com produções centradas no realismo urbano – caso do megassucesso de 2010, Tropa de Elite 2, dirigido por José Padilha. Em 2 Coelhos, Poyart deixa de lado essa linguagem já assimilada pelo grande público (Tropa 2 fez mais de 10 milhões de espectadores), para investir em referências pop, perseguições hollywoodianas e uma trama de gato e rato pouco comum.

O roteiro, assim como a montagem e a produção, é de autoria de Poyart. Claramente influenciado pelo cinema frenético de Quentin Tarantino, em que violência, belas mulheres e filmes de animação se conjugam, 2 Coelhos bebe da mesma fonte: explosões de carros pelas ruas de São Paulo, Alessandra Negrini como musa e grafismos de videogame. No liquidificador, o resultado é uma estreia visualmente empolgante, que se destaca, a princípio, pela estética inovadora (no mercado interno). Mas que não perde de vista a consistência do roteiro, um tanto ambicioso. Como se cada sequência tivesse a obrigação de conduzir o espectador em um vai e vem que exige concentração do espectador mais preguiçoso.

Edgar (Fernando Alves Pinto) é um jovem que acabou de voltar de uma temporada de dois anos em Miami (e nós não sabemos bem o porquê). “Cansado de ser espremido entre a criminalidade e a poder público corrupto”, é o que nos informa a sinopse, ele resolve bolar um plano que faz colidir bandidos e políticos desonestos (de certa forma, um pleonasmo). Essa narrativa introdutória, o espectador verá, não é lá muito útil ou necessária para acompanhar o desenrolar do filme. Aos poucos, a trama que se esconde por trás da inquietação de Edgar vem à tona, e revelá-la previamente pode estragar o prazer de ver o protagonista cada vez mais, digamos, enrolado.

Por Guilherme Carréra, do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR

Fonte: Pernambuco.com

Nenhum comentário: