domingo, 31 de julho de 2011

Comic-Con destaca força do cinema 3D

Filmes como "As Aventuras de Tintim" e "Twixt" devem apostar no formato em 3D para alavancar a bilheteria

O cinema em 3D chegou brilhantemente ao mundo através do filme "Avatar", de James Cameron. O tempo passou e será que o cinema 3D perdeu sua força em Hollywood? Cineastas garantem que não, em debate no Comic-Con, em San Diego, nos EUA. Steven Spielberg, Ridley Scott e Francis Ford Coppola falaram sobre a força do cinema 3D e suas curiosidades na Comic-Con.

Cada um apresentou seu novo filme. E todos apostam no formato em 3D. "Nunca mais vou filmar sem o 3D, nem mesmo para pequenos diálogos", declarou Ridley Scott. Já Steven Spielberg declarou que a ferramenta 3D não deve ser usada em todos os filmes. "Porque uma vez que eles parassem de perceber, o 3D vira uma ferramenta qualquer", explicou. Steven Spielberg usa e abusa do 3D no filme "As Aventuras de Tintim", que tem estreia prevista para o mês de novembro. O diretor está animadíssimo com o longa "As Aventuras de Tintim", que saiu dos desenhos e vai ganhar as salas de cinema em 3D.

Outro destaque foi Coppola, que apresentou o filme "Twixt". O diretor confessou que se incomoda com os óculos de 3D, mas que mesmo assim essa tecnologia é fascinante. "De repente se não fosse necessário o uso dos óculos nesses filmes em 3D, seria melhor".

Fonte: Os Paparazzi

sábado, 30 de julho de 2011

Bruno Mazzeo vai ganhar novo longa-metragem

E aí, Comeu? poderá contar com Cleo Pires em seu elenco e estreia em 2012

Depois do sucesso de Cilada.com nos cinemas, que nesta semana atingiu expressivos 2 milhões de espectadores, Bruno Mazzeo já tem um novo projeto em vista. E aí, Comeu? foi confirmado e teve seu orçamento fechado nesta semana.

De acordo com a coluna Radar on-line da revista Veja, o orçamento para a nova produção ficou definido em R$ 5,2 milhões. Por enquanto o único nome confirmado, além de Bruno Mazzeo, é o da atriz Dira Paes, mas Cleo Pires foi convidada para atuar no longa.

Com previsão de estreia para 2012, as filmagens devem começar em novembro.

Sobre o sucesso de Cilada. com, o filme tem menos de um mês em cartaz desde a sua estreia (no dia 8 de julho) e já tem atingido números expressivos em pouco tempo, mesmo tendo estreado em um período com lançamentos de grandes blockbusters internacionais, como o novo Transformers e a parte final da saga Harry Potter.

Fonte: R7

Nike impede estreia de Ronaldo no cinema

Não vai ser desta vez que Ronaldo Fenômeno fará sua estreia como ator de cinema. Confirmado no novo longa de Márcio Garcia, Open Road, ele foi impedido de fazer sua participação por causa do contrato que ainda mantém com a Nike, mesmo depois de ter abandonado os gramados.

O jogador iria interpretar o vilão do filme, no qual contracenaria com Andy García e Juliette Lewis.

Ronaldo é co-produtor do longa e teria como seu preparador de cenas Aaron Speiser, o mesmo do ator Will Smith.

Fonte: Cineclick - UOL

G.I. Joe 2: Retaliation | Filme troca de nome e tem data de estreia

Sem Star Trek 2, Paramount corre para ocupar a vaga de 29 de junho de 2012

Marcelo Hessel

G.I. Joe 2: Retaliation é o novo título da continuação de G.I. Joe: A Origem de Cobra. Além do nome, o filme também tem outra data de estreia: 29 de junho de 2012 (um mês antes da previsão anterior).

Com isso, a Paramount garante uma vaga no fim que semana que antecede o feriado de 4 de julho nos EUA. Anteriormente, era Star Trek 2 que estrearia em 29 de junho, mas a aventura espacial, que sequer tem roteiro pronto, não vai conseguir honrar a data.

Segundo o Deadline, agora a Paramount planeja lançar o novo Star Trek no fim de 2012 ou na metade de 2013.

Em G.I. Joe 2 estão Dwayne "The Rock" Johnson (Roadblock), Channing Tatum (Duke), Lee Byung-hum (Storm Shadow), Ray Stevenson (Firefly), Adrianne Palicki (Lady Jaye), D.J. Cotrona (Flint), RZA (Mestre Cego), Ray Park (Snake Eyes), Elodie Yung (Jinx) e Joe Mazzello (Mouse).

O roteiro é de Rhett Reese e Paul Wernick, a dupla de Zumbilândia. Jon Chu (Justin Bieber - Never Say Never) dirigirá G.I. Joe 2: Retaliation a partir de agosto, em Nova Orleans.

Fonte: Omelete

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Estreias de Filmes da Semana

Confira agora os filmes que chegam às telas dos cinemas hoje, 29 de julho.

Capitão América - O Primeiro Vingador
Nascido durante a Grande Depressão, Steve Rogers (Chris Evans) insiste em se alistar no exército para combater ao lado dos Aliados na Segunda Guerra Mundial, apesar de sua saúde frágil. Ele recebe sua chance ao ingressar em um programa do governo que planeja criar supersoldados. Do lado dos alemães, porém, o cientista Johann Schmidt (Hugo Weaving) também tem uma arma secreta, um artefato cósmico de energia imensurável.

Aventura - (Captain America - The First Avenger) EUA, 2011. Direção: Joe Johnston. Elenco: Chris Evans, Hugo Weaving, Hayley Atwell, Sebastian Stan, Dominic Cooper, Tommy Lee Jones. Duração: 124 min. Classificação: 10 anos.

O Casamento do Meu Ex
Um grupo de amigos de faculdade reúne-se em uma bucólica casa de praia para celebrar o casamento de Lila e Tom, que ainda tem muito a resolver com sua ex-namorada, a melhor amiga da noiva.

Comédia romântica - (The Romantics) EUA, 2010. Direção: Galt Niederhoffer. Elenco: Katie Holmes, Anna Paquin, Josh Duhamel, Elijah Wood. Duração: 95 min. Classificação: 12 anos.

Na próxima semana: Os Smurfs, O Planeta dos Macacos - A Origem, Quero Matar meu Chefe, Diário de uma Busca, Mamute, Melancolia, Não se Preocupe, Nada Vai Dar Certo. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

Fonte: Omelete

007 | Filme contrata Rhys Ifans e parte para a África do Sul

Maior parte do filme se passará no país

Marcelo Forlani

Depois de boatos inserindo os nomes de Naomie Harris (Ninja Assassino), Javier Bardem e Ralph Fiennes ao elenco do 23º filme da série 007, o The Telegraph veio com a informação de que Barden estaria confirmado como o vilão e que Rhys Ifans (Um Lugar Chamado Notting Hill) também estaria se juntando ao elenco.

Como lembra o site, Ifans e Daniel Craig já trabalharam juntos, em Amor Para Sempre (Enduring Love), filme no qual os dois compartilham um caloroso beijo. Ifans brinca com o fato, dizendo que mesmo depois de dois filmes no papel de James Bond, Craig costuma dizer que esta foi a cena mais perigosa de sua carreira.

Para complementar, o informante do Telegraph diz ainda que boa parte do filme vai se passar na África do Sul.

O diretor Sam Mendes começa a dirigir em novembro, no tradicional Pinewood Studios (subúrbio de Londres). Bond 23 (que pode se chamar Red Sky at Night, segundo os rumores) já tem roteiro pronto, escrito pelos veteranos de franquia Neal Purvis e Robert Wade ao lado de Peter Morgan (Frost/Nixon).

A Sony Pictures vai cofinanciar a produção da MGM e cuidará da distribuição na maioria dos territórios, entre eles o Brasil. O novo 007 estreia em 9 de novembro de 2012.

Fonte: Omelete

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Star Trek 2 | J.J. Abrams de volta ao trabalho

Diretor já estaria discutindo o roteiro com Damon Lindelof, Roberto Orci e Alex Kurtzman

Érico Borgo

Durante a Comic-Con 2011, os produtores e roteiristas Roberto Orci e Alex Kurtzman comentaram o andamento de Star Trek 2. A dupla disse que o envolvimento de J.J. Abrams com outros projetos acabou atrasando o início do novo Jornada nas Estrelas.

Agora, o Deadline informa que o diretor voltou de férias e está começando a trabalhar na nova aventura de Kirk, Spock e companhia. Ele já iniciou reuniões com Orci, Kurtzman e Damon Lindelof para discutir o roteiro, mas ainda não assinou o contrato para o filme (o que não deve demorar).

Vale lembrar que, com as filmagens previstas para janeiro, o lançamento deve ficar para o final do ano que vem ou meados de 2013 (o que parece uma aposta mais segura). De qualquer maneira, a Paramount Pictures já exerceu seu direito contratual e avisou John Cho, Simon Pegg, Chris Pine, Zachary Quinto, Zoe Saldana e Anton Yelchin que eles deverão retomar aos seus papéis em 2012.

Fonte: Omelete

A Semana Lá Fora: CINEMA (27/07/2011)

Cowboys & Aliens, Os Smurfs, Amor a Toda Prova e Attack the Block

Marcelo Hessel

Será que Cowboys & Aliens tira Harry Potter e Capitão América da ponta da bilheteria nos EUA? Os Smurfs correm por fora? Dúvidas... Enquanto isso, o bem falado Attack the Block entra em circuito restrito de oito cinemas.

COWBOYS & ALIENS
Em 1873, um estranho (Daniel Craig) sem memória chega na desértica cidade de Absolution com um misterioso grilhão em um dos seus pulsos. É a senha para uma aventura que mistura faroeste com abdução. Harrison Ford e Olivia Wilde também estão no elenco do diretor Jon Favreau.

UNIVERSAL estreia no Brasil (Cowboys & Aliens): 9/setembro

CRAZY, STUPID, LOVE.
Cal Weaver (Steve Carell) vê sua vida perfeita virar do avesso, quando sua esposa, com quem ele vive desde o colégio, anuncia que o traiu e que quer o divórcio. Sozinho em um bar, certa noite, Cal conhece um mulherengo de trinta e poucos anos, Jacob Palmer (Ryan Gosling), que o ensinará a lidar com o mundo novo dos homens.

WARNER estreia no Brasil (Amor a Toda Prova): 23/setembro

THE SMURFS
Gargamel (Frank Azaria) finalmente encontra a vila dos Smurfs. Assustados, liderados pelo Smurf Desastrado, os pequeninos entram numa gruta proibida. Como é lua cheia, eles acabam transportados por um portal para o Central Park, em Nova York... Mistura de live-action com computação gráfica que adapta a criação de Peyo à fórmula de Alvin e os Esquilos e similares.

SONY estreia no Brasil (Os Smurfs): 5/agosto

ATTACK THE BLOCK
Sensação pop de festivais, o filme inglês tem produção de Edgar Wright. Na trama, uma gangue adolescente da vizinhança pobre do sul de Londres tenta defender seu território de criaturas vindas do espaço.

SCREEN GEMS estreia no Brasil: sem previsão

Fonte: Omelete

G.I. Joe 2: Cobra Strikes tem um jovem reforço

Joe Mazzello será Mouse

Marcelo Hessel

G.I. Joe 2: Cobra Strikes, a continuação de G.I. Joe: A Origem de Cobra, continua formando elenco. A novidade agora é Joe Mazzello. O ator de The Pacific, que nos anos 90 era mais conhecido como o moleque de Jurassic Park, ficou com o papel de Mouse.

Criado originalmente para série de Sgt. Savage, descrito como um charmoso sulista de 18 anos, Mouse estava sendo disputado por jovens atores porque tem bastante espaço no filme - aposta da Paramount para atrair uma fatia mais jovem do público para a continuação.

Ele se junta a Dwayne "The Rock" Johnson (Roadblock), Channing Tatum (Duke), Lee Byung-hum (Storm Shadow), Ray Stevenson (Firefly), Adrianne Palicki (Lady Jaye), D.J. Cotrona (Flint), RZA (Mestre Cego), Ray Park (Snake Eyes) e Elodie Yung (Jinx).

O roteiro é de Rhett Reese e Paul Wernick, a dupla de Zumbilândia. Jon Chu (Justin Bieber - Never Say Never) dirigirá G.I. Joe 2: Cobra Strikes a partir de agosto, em Nova Orleans.

G.I. Joe 2 estreia em 10 de agosto de 2012.

Fonte: Omelete

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Saga Harry Potter ultrapassa US$ 7 bilhões em bilheteria

Com a estreia de Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II, a franquia do bruxinho provou seu sucesso alcançando a marca de mais de US$ 7 bilhões nas bilheterias mundiais, segundo a Warner Bros, conquistando a posição de série de filmes de maior arrecadação na história do cinema. Até mesmo o presidente de Distribuição Doméstica da Warner Bros. Pictures, Dan Fellman, revelou ser uma conquista surpreendente.

Só o último filme da série conquistou a marca de mais de US$ 640 milhões em apenas uma semana de exibição nos cinemas.

Confira os valores arrecadados mundialmente por cada filme da franquia Harry Potter*:

- Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001) - US$ 974.755.371
- Harry Potter e a Câmara Secreta (2002) - US$ 878.979.634
- Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004) - US$ 796.688.549
- Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005) - US$ 896.911.078
- Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007) - US$ 939.885.929
- Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) - US$ 934.416.487
- Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte I (2010) - US$ 955.417.476
- Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte II (2011) - US$ 640.200.000

*Dados divulgados pela Warner Bros.

Fonte: Cineclick - UOL

Smurfs invadem Nova York quatro dias antes da estreia no cinema

Escritorio de turismo quer aproveitar filme para tornar a cidade destino de famílias

Os Smurfs voltaram a tomar as ruas de Nova York nesta segunda-feira (25), faltando quatro dias para a estreia oficial do primeiro filme em 3D sobre os simpáticos personagens azuis criados em 1958 pelo desenhista belga Pierre Culliford "Peyo".

A Semana dos Smurfs de Nova York, lançada pelo Escritório de Turismo da cidade em colaboração com Columbia Pictures e Sony Pictures, incluirá diferentes atividades orientadas às crianças, que poderão conferir "Os Smurfs", na próxima sexta-feira no cinema.

A primeira parada dos Smurfs na Big Apple foi na manhã de segunda-feira em Merchant's Gate, no Columbus Circle, onde turistas e curiosos puderam visitar cogumelos onde os personagens moram em Nova York, cidade em que está ambientado o filme.

Também está previsto que a parte superior do Empire State seja pintado de azul, junto com a iniciativa solidária impulsionada pelos proprietários do famoso arranha-céus nova-iorquino para que os fãs dos Smurfs façam doações ao Unicef. Os Smurfs ainda participarão de um evento na loja de brinquedos FAO Schwarz, em plena Quinta Avenida, além de outros eventos em pontos turísticos como o Jardim Botânico.

As aventuras dos Smurfs chegaram pela primeira vez à televisão nos anos 1960, estrearam nas salas de cinema em 1974 e colonizaram as pequenas telas de todo o mundo com uma nova adaptação televisiva nos anos 1980, pelas mãos dos Studios Hanna-Barbera.

O escritório de relações públicas de NYC & Company, sociedade encarregada da promoção na cidade, quer aproveitar o burburinho sobre o filme para impulsionar Nova York como destino turístico entre as famílias, transformando os pequenos seres azuis em "embaixadores" da cidade dos arranha-céus.

Segundo dados oficiais, cerca de 14,3 milhões de famílias visitaram Nova York no ano passado, turistas que forneceram cerca de US$ 12 bilhões à economia da cidade, um número recorde que esperam superar em 2011.

Fonte: Último Segundo - IG

Assisti CILADA.COM - 26/07/11

O filme tem cenas e sacadas muito engraçadas, mas com uma história superficial. Parecem ter se preocupado mais com as piadas do que com o enredo. Realmente pude confirmar o que ouvi do próprio Bruno Mazzeo numa entrevista no rádio. O filme atrai quem já conhecia o seriado exibido no Multishow e agrada quem nunca assistiu. Achei que pegou pesado nos palavrões, o que não é novidade no cinema nacional, mas se a proposta era fazer rir, atingiu o objetivo.

Crítica aos cinemas

Assim como no filme do Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, em que a censura era para menores de 14 anos, muitas crianças, pequenas mesmo, estiveram presentes na sessão que assisti. Se os pais não se preocupam ou não se informam os cinemas deveriam atentar para isso. Vi muitas crianças rindo de um filme inadequado para a idade delas, devido às piadas de caráter sexual e aos palavrões.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Franquia "Harry Potter" ultrapassa R$ 10,9 bilhões de arrecadação

Após uma semana em cartaz, "Relíquias da Morte - Parte 2" amplia domínio da saga mais rentável de todos os tempos

Mesmo antes da estreia do oitavo e último filme, "As Relíquias da Morte - Parte 2", a franquia Harry Potter já era a maior de todos os tempos. Uma semana após entrar em cartaz no mundo todo, a saga do bruxo cresce ainda mais: ao todo, os oito filmes somados arrecadaram mais de R$ 10,9 bilhões (US$ 7 bilhões) ao redor do mundo, de acordo com informações do site Hollywood Reporter.

"Relíquias da Morte - Parte 2" faturou R$ 1,04 bilhão (US$ 640,2 milhões) em sua primeira semana. Foram R$ 377,2 milhões (US$ 214,9 milhões) na América do Norte e R$ 667,3 milhões (US$ 425,3 milhões) nos outros países. O resultado fez a arrecadação em 2011 da Warner na América do Norte bater a marca de US$ 1 bilhão pelo 11º ano consecutivo, um recorde na indústria.

"É extraordinário fazer parte da história do cinema", declarou Jeff Robinov, presidente da Warner, em entrevista coletiva. "Agradecemos aos fãs, que se mantiveram fiéis ao longo de uma década, a todos que trabalharam nos filmes e a JK Rowling, que possui uma imaginação que mudou o mundo", disse. "Harry Potter foi o evento de uma geração", resumiu Sue Kroll, presidente de marketing global do estúdio.

No último final de semana, "Relíquias da Morte - Parte 2" arrecadou US$ 475,6 milhões no mundo, sendo US$ 168,6 milhões só na América do Norte. Assim, estabeleceu um novo recorde para fins de semanas de estreia.

O desempenho foi auxiliado pelos ingressos mais caros das salas 3D e IMAX – a despedida do personagem criado por J.K. Rowling no cinema foi o primeiro longa-metragem da franquia a entrar em cartaz com cópias em 3D.

O encerramento da saga está colecionando recordes. "Relíquias da Morte - Parte 2" é agora o filme que tem a maior arrecadação em um único dia (US$ 92,1 milhões, na sexta-feira), ultrapassando "A Saga Crepúsculo: Lua Nova" (US$ 72,7 milhões), o novo recordista nas sessões de pré-estreia à meia-noite (US$ 43,5 milhões) e a maior estreia no mercado internacional (US$ 307 milhões), que antes pertencia a "Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas".

Fonte: Último Segundo - IG

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Comic-Con: novo "Superman" adiado e Samuel L. Jackson e "Afro Samurai"

A San Diego International Comic-Con, principal feira de quadrinhos dos Estados Unidos, acabou se tornando na última década também uma referência obrigatória para profissionais e amadores atuantes da chamada Nona Arte, que inclui além do cinema, séries de TV e videogames. É da Comic-Con que chegam duas notícias. A primeira é para deixar os fãs do Superman entristecidos: "Superman - O Homem de Aço", o recomeço do herói no cinema que Zack Snyder assina a direção, teve sua estreia adiada. As filmagens devem começar em agosto e, quando antes a data prevista de lançamento era dezembro de 2012, agora passou para 14 de junho de 2013.

Mas foi na Comic-Con 2011 que também chegou o anúncio da produção em live action de "Afro Samurai". Samuel L. Jackson e o estúdio japonês Gonzo uniram-se à produtora e distribuidora Indomina Group para produzir o filme. Anteriormente, Jackson já havia dublado e coproduzido a minissérie animada do mesmo personagem, conhecido como samurai black power. Na história, um espadachim negro duela num Japão ao mesmo tempo futurístico e feudal para vingar a morte de seu pai. Em suas andanças, encontrará amigos, inimigos e uma série de desafios - numa mistura de hip-hop com estética de animê. De acordo com as primeiras informações, os produtores pretendem contratar um roteirista e diretor até agosto, e o elenco será fechado ainda em 2011. As filmagens devem começar em 2012 na República Dominicana, sede da Indomina Group.

Fonte: CBN Express - Cinema

domingo, 24 de julho de 2011

Chris Evans revela que fez terapia por causa de "Capitão América"

O ator americano já possui mais de duas dezenas de filmes no currículo - com destaque para o seu Tocha Humana da série "Quarteto Fantástico" -, mas a chance para o definitivo estrelato está por vir com o lançamento de "Capitão América: O Primeiro Vingador".

Em entrevista à agência de notícia Reuters nessa semana, Chris Evans conta que inicialmente recusou várias vezes a proposta para o papel de Steve Rogers, um órfão nos anos 1940, magro e vítima de assédio, que acaba se transformando no musculoso Capitão América graças a um soro supersecreto desenvolvido pelo governo. E, nessa condição, ela acaba por liderar o exército norte-americano numa batalha vitoriosa contra os nazistas. Aos 30 anos de idade, Evans confessa que temia participar do filme porque perderia por completo seu quase anonimato na indústria.

" 'Capitão América' mudaria tudo isso, e, se eu não gostasse, eu não teria a possibilidade de desistir, porque me comprometi a fazer seis filmes. Era assustador", contou o ator. E mais, Evans revelou que sua apreensão o obrigou a fazer terapia. "Tenho dificuldade em ficar sob o olhar público. Esse era meu problema. Eu só conseguia pensar na quantidade de responsabilidade pela divulgação que o filme exigiria de mim. E eu odeio fazer divulgação."

"Capitão América" estreia no Brasil em 29 de julho próximo.

Fonte: CBN Express - Cinema

sábado, 23 de julho de 2011

'Capitão Planeta' ganha adaptação para o cinema

Jairo Gonçalves

O diretor da franquia Transformers, Don Murphy, confirmou que fará um filme baseado no super-herói "Capitão Planeta". O anúncio foi divulgado pela revista Variety e será realizado em parceria com o Cartoon Network. Entretanto, não existe data para estreia e muito menos atores escalados para o elenco. O desenho faz parte da infância de pelo menos duas gerações, já que a animação começou a ser exibida na década de 90 na TV. O trabalho resultou em duas séries: "Capitão Planeta e os Planeteiros'' e ''As novas aventuras do Capitão Planeta", produzidas pela DIC Entertainment e estúdio Hanna-Barbera. Whoopi Goldberg estava entre os dubladores do desenho. Os realizadores já pensam em transformar o herói ecologicamente correto em uma franquia com vários longas.

Fonte: Bahia Nocícias - Entretenimento

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Estreias de Filmes da Semana

Confira agora os filmes que chegam às telas em 22 de julho.

Assalto ao Banco Central
O filme se baseia no caso real do roubo ao Banco Central de Fortaleza, em 2005, tido como o maior já ocorrido no Brasil. A história mostra o ponto de vista dos assaltantes e dos policiais envolvidos na investigação.

Policial - Brasil, 2011. Direção: Marcos Paulo. Elenco: Milhem Cortaz, Lima Duarte, Giulia Gam, Eriberto Leão, Hermila Guedes, Gero Camilo. Duração: 104 min. Classificação: 14 anos.

Vejo Você no Próximo Verão
Jack é um motorista de limusine que gosta de reggae e não sabe nadar nem cozinhar - duas coisas que ele aprende para vencer sua timidez e conquistar Connie. O longa marca a estreia de Philip Seymour Hoffman como diretor.

Drama - (Jack Goes Boeating) EUA, 2010. Direção: Philip Seymour Hoffman. Elenco: Philip Seymour Hoffman, Amy Ryan, John Ortiz, Daphne Rubin-Vega, Thomas McCarthy, Salvatore Inzerillo. Duração: 91 min. Classificação: 16 anos.

A Inquilina
A médica Juliet se separa do namorado e está em busca de um novo apartamento. Ela encontra uma vaga em um prédio antigo no Brooklin, com vista incrível e precinho lá embaixo. Mas não demora para que o encanto com a nova casa se dissipe, dando espaço à percepção de que uma presença sinistra habita o lugar.

Suspense - (The Resident) EUA, 2011. Direção: Antti J. Jokinen. Elenco: Hilary Swank, Jeffrey Dean Morgan, Lee Pace, Christopher Lee, Aunjanue Ellis. Duração: 91 min. Classificação: 14 anos.

Lola
O neto de Lola Sepa foi assassinado pelo neto de Lola Puring. Como a justiça nas Filipinas tem suas burocracias, as duas senhoras tomam o processo nas mãos - uma para dar dignidade ao seu neto morto e a outra para livrar o seu da prisão.

Drama - (Lola) Filipinas, 2009. Direção: Brillante Mendoza. Elenco: Anita Linda, Rustica Carpio, Tanya Gomez. Duração: 110 min. Classificação: Livre.

Estreia no Rio de Janeiro, São Paulo e Juíz de Fora.

Outubro
Clemente, o tímido dono de uma loja de penhores, é visto por sua vizinha solteirona, Sofia, como sua única saída da solidão. A relação dos dois cresce depois que uma prostituta, ex-amante de Clemente, abandona um bebê recém-nascido em sua porta.

Drama - (Octubre) Peru, 2010. Direção: Daniel Vega e Diego Vega. Elenco: Bruno Odar, Gabriela Velasquez, Carlos Gasols. Duração: 83 min. Classificação: 16 anos.

Estreia em São Paulo.

Filhos de João, O Admirável Mundo Novo Baiano
Documentário mostra influência decisiva do músico João Gilberto na obra de Moraes Moreira, Baby Consuelo, Pepeu Gomes, Galvão e Paulinho "Boca de Cantor".

Documentário - Brasil, 2009. Direção: Henrique Dantas. Duração: 74 min. Classificação: Livre.

Estreia no Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Na próxima semana: Capitão América: O Primeiro Vingador, Contra o Tempo, e O Casamento do Meu Ex. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

Fonte: Omelete

Teaser trailer de Os Vingadores chega à rede em baixa qualidade

No decorrer dos últimos dias, aconteceram nos Estados Unidos as primeiras exibições de Capitão América: O Primeiro Vingador e, com isso, finalmente foi revelada, via WorstPreviews, a aguardada cena pós-créditos do filme. Se você deseja esperar até 29 de julho para descobrir do que se trata, não continue lendo a notícia pois ela está repleta de spoilers.

A cena nada mais é do que o primeiro teaser trailer de Os Vingadores, mostrando os principais heróis da Marvel lado a lado. O vídeo, em péssima qualidade e gravado diretamente do cinema, começa com o Capitão América, vivido por Chris Evans (Scott Pilgrim Contra o Mundo) treinando, quando é abordado por Nick Fury, personagem de Samuel L. Jackson (Homem de Ferro 2).

Depois é iniciada uma sequência que deve emocionar os fãs dos heróis. Podemos ver os novos uniformes do Capitão América (atualizado para o século 21) e Thor (parecido com o estilo dos quadrinhos Ultimate), além de conferir o Gavião Arqueiro, interpretado por Jeremy Renner (Atração Perigosa), vestindo seu tradicional uniforme roxo e atirando suas primeiras flechas.

Completam o elenco Scarlett Johansson (Homem de Ferro 2) como a Viúva Negra, que mostra no breve vídeo sua destreza, e Mark Ruffalo (Minhas Mães e Meu Pai) como Bruce Banner, o Hulk, aparecendo no trailer apenas em sua forma normal, não realizando a transformação para o gigante esmeralda que conhecemos. No final do vídeo, Robert Downey Jr., que interpreta o Homem de Ferro, faz uma brincadeira com Thor, personagem de Chris Hemsworth.

Os Vingadores conta com direção de Joss Whedon (Serenity - A Luta Pelo Amanhã) e deve chegar aos cinemas em 4 de maio de 2012.

Fonte: Cineclick - UOL

quinta-feira, 21 de julho de 2011

Harry Potter tem o maior fim de semana da história

Relíquias da Morte - Parte 2 superou recorde que pertencia à própria série, de 2009

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 tornou-se neste domingo (17) o filme com a maior estreia de um final de semana da história. Nos três dias o longa arrecadou R$ 747 milhões (US$ 475,5 milhões) de bilheteria ao redor do mundo, superando um recorde que pertencia à própria série: O Enigma do Príncipe havia arrecadado R$ 620 milhões (US$ 394 milhões) em 2009.

Somente nos Estados Unidos, Relíquias 2 atingiu R$ 264 milhões (US$ 168,5 milhões) em vendas de ingresso neste fim de semana de estreia. Com isso, a produção derrubou o detentor do título, Batman – O Cavaleiro das Trevas, de 2008, que arrecadou R$ 248 milhões (US$ 158,4 milhões) no primeiro final de semana.

Ainda na sexta-feira, o longa quebrou outro recorde no território americano e canadense ao arrecadar R$ 144 milhões (US$ 92,1 milhões) apenas no dia de lançamento. O primeiro lugar pertencia a A Saga Crepúsculo: Lua Nova, que arrecadou R$ 114 milhões (US$ 72,7 milhões) há dois anos.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 é o oitavo e último filme da franquia, que já é a mais rentável da história do cinema.

Até agora, a série já arrecadou mais de R$ 9,4 bilhões (US$ 6 bilhões) em todo o mundo, sem incluir o que o oitavo filme fez em seu fim de semana de estreia.

Confira abaixo as 10 mairoes bilheterias do fim de semana nos EUA:

1. Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 - R$ 264 milhões (US$ 168,5 milhões)
2. Transformers: O Lado Oculto da Lua - R$ 33 milhões (US$ 21,2 milhões)
3. Quero Matar Meu Chefe - R$ 27,7 milhões (US$ 17,6 milhões)
4. O Zelador Animal - R$ 19,3 milhões (US$ 12,3 milhões)
5. Carros 2 - R$ 13 milhões (US$ 8,3 milhões)
6. O Ursinho Pooh - R$ 12,5 milhões (US$ 8 milhões)
7. Professora sem Classe - R$ 8 milhões (US$ 5,2 milhões)
8. Larry Crowne - O Amor Está de Volta - R$ 3,9 milhões (US$ 2,5 milhões)
9. Super 8 - R$ 2,9 milhões (US$ 1,9 milhão)
10. Meia-Noite em Paris - R$ 2,8 milhões (US$ 1,8 milhão)

Fonte: R7

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Assisti HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 2 - 19/07/11

Esperei muito por este filme. Fechou bem o ciclo no quesito cinema, mas como de costume, cortou muitos detalhes importantes do livro, deixando quem não leu um pouco perdido. Acho que ficou muito ágil. Gostei mais da primeira parte dessa sequência, mas senti a mesma emoção e adrenalina de quando li o livro. Deu até vontade de reler as obras e assistir os filmes novamente numa maratona de Harry Potter. Valeu o ingresso!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Capitão América - O Primeiro Vingador | Da Frigideira

Aventura clássica consegue adaptar um dos mais problemáticos heróis da Marvel Comics

Érico Borgo

Em um ano em que os filmes de super-heróis Marvel Comics tiveram um momento brilhante (X-Men: Primeira Classe) e outro que piora a cada revisão (Thor), Capitão América - O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger, 2011) consegue o que parecia impossível em tempos de sentimento anti-americano global: entregar uma ótima aventura do mais bandeiroso personagem patriótico dos EUA.

Em climão de Indiana Jones (especialmente no início), o filme explora as obsessões nazistas com o ocultismo (ideia que foi empregada também em outra adaptação de HQ, Hellboy), mas com uma reviravolta bacana - misturando a isso o universo mágico/tecnológico de Asgard.

Com o público já escolado nas várias faces do Universo Marvel e antecipando com ansiedade o filme-evento Os Vingadores, Capitão América mistura todas as mitologias da casa já vistas nas telonas. O pai de Tony Stark, Howard Stark, tem posição de grande destaque, assim como a Stark Expo de 1943 (até o Tocha Humana original aparece ali, para os mais atentos). Não faltam outras referências aos quadrinhos, como uma homenagem à capa original de Captain America Comics 1, de 1941. Sem falar nas ligações mais óbvias, como a cena de abertura e o encerramento.

Mas o melhor de Capitão América: O Primeiro Vingador é que mesmo se tivesse removido todas essas referências continuaria sendo um divertido filme de ação. Os personagens são bem desenvolvimentos, Chris Evans está (pasme!!!) muito bem no papel de Steve Rogers, os vilões e suas motivações convencem e a ação é equilibradíssima e sem exageros. Além disso, diferente dos demais filmes da Marvel, o alívio cômico entra em tempos corretos e o romance entre Steve Rogers e Peggy Carter (fora uma cena desnecessária de ciumeira) funciona muito bem.

O 3-D convertido também foi realizado a contento, mas dá pra ver sem, caso a grana estiver curta. Há alguns problemas, porém. Especialmente o clímax - mais preocupado com Os Vingadores do que em encerrar decentemente o filme -, e também algumas cenas no miolo, criadas pra vender brinquedo. Mas são poucos defeitos graves, o que coloca Capitão América como um dos melhores filmes do Marvel Studios.

Capitão América: O Primeiro Vingador estreia em 22 de julho nos EUA e em 29 de julho no Brasil.

Fonte: Omelete

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Divulgado trailer do novo "Sherlock Holmes"

A pós-produção está praticamente finalizada e o trailer do novo "Sherlock Holmes" já foi até divulgado nesta semana. Intitulado "Sherlock Holmes - A game of shadows", o segundo longa da franquia traz de volta o ator Robert Downey Jr. no papel do famoso detetive inglês. No trailer agora lançado, em uma das cenas o personagem de Downey Jr. se veste de mulher num disfarce, um indicativo de que esta segunda parte também deve explorar bastante o humor. Jude Law, que também esteve no primeiro filme, irá repetir o papel do melhor amigo e assistente pessoal de Holmes. "Sherlock Holmes - A game of shadows" tem direção de Guy Ritchie e o lançamento está previsto para novembro deste ano.

Fonte: CBN Express Cinema

sábado, 16 de julho de 2011

Branca de Neve | Sean Bean deve ser o rei em versão com Julia Roberts

Ator está em fase final de negociação

Marcelo Forlani

Sean Bean vai trocar o figurino de Mão do Rei (papel que desempenhou na primeira temporada de Game of Thrones) pelo de Rei no filme da Branca de Neve da Relativity Media, que circulava com o nome provisório The Brothers Grimm: Snow White e ainda não definiu seu título.

No filme, Bean vai interpretar o pai da Branca de Neve, cujo reino foi destruído pela malvada rainha interpretada por Julia Roberts.

O indiano Tarsem Singh (A Cela, Immortals) dirige a partir do roteiro de Melisa Wallack. O filme, descrito como uma aventura cômica, começa com a Rainha Má (Julia Roberts), madrasta de Branca de Neve (Lily Collins), matando o pai dela e destruindo o reino. A heroína precisa, então, se unir a sete anões dispostos a brigar para reclamar os seus direitos.

Armie Hammer faz o príncipe. Nathan Lane será o servo da Rainha Má e Robert Emms, o acompanhante do príncipe, enquanto Mare Winningham fará Margaret e Michael Lerner serã um barão. Os Sete Anões serão vividos pelos anões Mark Povinelli, Jordan Prentice, Danny Woodburn, Sebastian Saraceno, Ronald Lee Clark, Martin Klebba e Joey Gnoffo.

O filme estreia em 16 de março nos EUA.

Fonte: Omelete

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Último 'Harry Potter' estaria esgotado em 2 mil cinemas dos EUA

O último filme da saga do menino bruno, Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, teria esgotado ingressos para a estreia (prevista para o dia 15 de julho ao redor do mundo) em mais de 2 mil salas de cinema dos Estados Unidos.

Segundo informações do site Movie Web, se os dados se confirmarem, o último filme da adaptação para as telonas dos livros de J.K. Rowling se tornaria o longa que mais rápido vendeu seus ingressos para uma estreia.

Dirigido por David Yates, o filme Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 tem estreia mundial no dia 15 de julho em 2D 3D e IMAX e encerra a saga de oito filmes, iniciada há dez anos com Harry Potter e a Pedra Filosofal.

Fonte: Terra

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Estreias de Filmes da Semana

Confira agora os filmes que chegam às telas em 15 de julho.

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2
Segunda parte da adaptação do último livro da série, que conclui a saga do órfão bruxo que sobreviveu ao lorde das trevas.

Fantasia/Ação - (Harry Potter and the Deathly Hallows Part 2) EUA, 2011. Direção: David Yates. Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Ralph Fiennes, Alan Rickman. Duração: 130 min. Classificação: 12 anos.

Loup - Uma Amizade para Sempre
O jovem siberiano Sergei chega à idade de pastorear sozinho as renas do clã Batagi. O símbolo do amadurecimento é o rifle que ele ganha de seu avô, arma indispensável para defender o rebanho dos ataques dos lobos das montanhas. Em seus primeiros dias de trabalho, porém, Sergei encontra uma ninhada recém-nascida de uma loba - e se afeiçoa à matilha.

Drama - (Loup) França, 2009. Direção: Nicolas Vanier. Elenco: Nicolas Brioudes, Pom Klementieff, Pom Klementieff e Min Man Ma. Duração: 102 min. Classificação: Livre.

Na próxima semana: Assalto ao Banco Central, A Inquilina, Lola, Outubro, Vejo Você no Próximo Verão, Diário de uma Busca, Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

Fonte: Omelete

Conheça os maiores fracassos do cinema em 2011

Site americano listou os filmes que tiveram as piores bilheterias no semestre

Muita gente achou que seria Sucker Punch, último filme de Zack Snyder lançado em março deste ano, o maior fracasso do ano no cinema em 2011. Mas, acredite, tivemos piores bilheterias ainda e quem liderou a lista dos perdedores foi o filme Marte Precisa de Mães.

Produzido pelo renomado Robert Zemeckis (de Forrest Gump, por exemplo), o filme custou US$ 150 milhões (R$ 235 milhões) e faturou meros US$ 39 milhões (R$ 61 milhões) no mundo todo. O longa sequer será lançado no Brasil, graças ao seu tremendo fracasso.

Ainda segundo a lista divulgada pelo site americano Hollywood Reporter, com um levantamento do primeiro semestre de 2011, outros filmes que tinham tudo para vingar também chegaram à temida lista, como Lanterna Verde e Your Highness, com Natalie Portman.

Conheça, abaixo, a lista dos dez maiores fracassos de 2011 e as datas de lançamento no Brasil.

1 - Marte Precisa de Mães (não será lançado)
2 - Your Highness (não será lançado)
3 - Arthur - O Milionário Irresistível (não será lançado)
4 - A Melhor Festa do Ano (sem previsão de estreia)
5 - Judy Moody and the Not Bummer Summer (sem previsão de estreia)
6 - Lanterna Verde (estreia em agosto)
7 - Padre (já estreou)
8 - Sucker Punch (já estreou)
9 - Deu a Louca na Chapeuzinho 2 (estreia em outubro)
10 - Um Novo Despertar (já estreou)

Fonte: R7

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Novo Harry Potter só para maiores de 14 anos

Capítulo final da saga de J.K. Rowling nos cinemas recebeu classificação etária

Não adianta espernear. Quem tem menos de 14 anos não vai poder ver o novo filme do bruxo Harry Potter, que estreia em 15 de julho. O Ministério da Justiça classificou As Relíquias da Morte - Parte 2, capítulo que encerra a saga de J.K. Rowling nos cinemas, como não recomendado para menores de 14 anos.

Os produtores do filme, de acordo com a coluna Radar on-line, da revista Veja, até tentaram uma classificação indicativa um pouco menor, para que o longa pudesse ser assistido por maiores de 10 anos, mas não conseguiram. Com isso, o potencial de faturamento nos cinemas e os planos das emissoras de TV, que gostariam de transmitir o filme antes das 21h, deve sair prejudicado.

Em justificativa à indicação, o ministério argumentou que a produção contém cenas de assassinato. Apesar de não ser um spoiler, algo que antecipe o final do filme, o comentário deixa uma pista sobre o enredo da parte final.

No oitavo longa-metragem da saga iniciada em 2001 com Harry Potter e a Pedra Filosofal e inspirada nos livros da escritora britânica J.K. Rowling, Harry (Daniel Radcliffe), Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) seguem tentando destruir as Horcruxes - objetos que contêm pedaços da alma -, que Voldemort criou, utilizando magia negra.

Com grandes nomes do cinema no elenco, como Ralph Fiennes, Emma Thompson e Helena Bonham Carter, a obra tem direção de David Yates, que também foi o responsável por Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007), Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009) e Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 (2010).

Fonte: R7

terça-feira, 12 de julho de 2011

Beyoncé e Leonardo DiCaprio: Eastwood quer dupla no cinema

Diretor Clint Eastwood pode contar com cantora e galã no clássico musical Nasce Uma Estrela (A Star is Born)

Beyoncé e Leonardo DiCaprio devem ser os protagonistas do novo filme do diretor Clint Eastwood. Beyoncé será a protagonista do musical "Nasce Uma Estrela" (A Star is Born), nova aposta de Eastwood. A cantora já confirmou a participação no longa-metragem, e aguarda o OK de Leonardo DiCaprio. A Diva da música falou sobre o convite para o filme em entrevista à TV americana: "Clint Eastwood? Dá pra acreditar? Ainda não consigo. Sinto-me muito feliz por ele acreditar em mim e mal posso esperar por fazer este filme", declarou Beyoncé.

"Nasce Uma Estrela" é um clássico drama musical que conta a história de uma aspirante a atriz (Esther) que vai para Hollywood tentar a sorte. A versão original do drama foi lançada em 1937, com Janet Gaynor e Fredric March; depois foi refilmado em 1954, como um musical, com Judy Garland e James Mason e também em 1976, com direção de Frank Pierson. O roteiro é baseado no original de 1937, escrito por William A. Wellman e Robert Carson. Uma curiosidade é que, em 1976, para o papel do cantor John, foram especulados Neil Diamond e Marlon Brando. Mas os produtores, à época, queriam mesmo era Elvis Presley, que acabou não assinando contrato. O filme levou o Oscar em 1977, levantando o troféu na categoria de melhor canção original (Evergreen, de Streisand e Paul Williams).

Sobre Beyoncé, a estrela está lançando o CD "4". Como atriz, já atuou nos filmes Pantera Cor-de-Rosa e Dream Girls. Será que Beyoncé vai brilhar com Leonardo DiCaprio, e com direção de Clint Eastwood.

Fonte: Os Paparazzi

segunda-feira, 11 de julho de 2011

007 | Tabloide diz que Naomie Harris, Javier Bardem e Ralph Fiennes estão confirmados

Atriz fará Miss Moneypenny no vigésimo-terceiro filme da série

Marcelo Hessel

O 23º filme da franquia 007 está ganhando três nomes que já eram especulado há meses. Segundo o Daily Mail, embora a MGM e a Sony não tenham anunciado ainda, Naomie Harris (Ninja Assassino), Javier Bardem e Ralph Fiennes estão confirmados no próximo Bond.

Harris viverá Miss Moneypenny, velha conhecida da franquia que, na era Daniel Craig, ainda não havia aparecido. Segundo o tabloide, ela não será uma mera secretária, e sim a principal assistente de M (Judi Dench). Bardem e Fiennes serão dois antagonistas, mas seus papéis continuam um mistério.

O diretor Sam Mendes começa a dirigir em novembro, no tradicional Pinewood Studios (subúrbio de Londres). Bond 23 (que pode se chamar Red Sky at Night, segundo os rumores) já tem roteiro pronto, escrito pelos veteranos de franquia Neal Purvis e Robert Wade ao lado de Peter Morgan (Frost/Nixon).

A Sony Pictures vai cofinanciar a produção da MGM e cuidará da distribuição na maioria dos territórios, entre eles o Brasil. O novo 007 estreia em 9 de novembro de 2012.

Fonte: Omelete

domingo, 10 de julho de 2011

Bridget Jones | Diretor de Bridesmaids pode assumir o terceiro filme

Paul Feig e o trio de protagonistas começam negociações

Marcelo Hessel

Agora que Bridesmaids já é o maior sucesso da carreira de produtor de Judd Apatow, o diretor do filme, Paul Feig, começa a receber mais propostas. Uma delas é o terceiro O Diário de Bridget Jones.

Segundo o tabloide Daily Mail, Feig está ansioso para rodar um filme em Londres e, atualmente, negocia para assumir o longa - que já está sendo pensado há anos, mas só começou a sair do papel recentemente, quando a criadora da personagem, Helen Fielding, começou a escrever o terceiro livro da série, 12 anos depois do lançamento do segundo.

Como Feig mostrou em Bridesmaids que sabe fazer humor com mulheres, isso pode dar uma arejada na franquia. Ainda de acordo com o tabloide, Renée Zellweger, Colin Firth e Hugh Grant estão interessados em voltar, mas, como no caso de Feig, tudo ainda está em negociação.

O terceiro livro - que pode ou não ser adaptado com ao pé da letra - fala da vontade de ser mãe que Bridget Jones tem aos 30 e poucos anos.

Fonte: Omelete

sábado, 9 de julho de 2011

Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 | Crítica

Série se despede entre erros e acertos

Érico Borgo

A divisão de Harry Potter e as Relíquias da Morte em duas partes deu ao primeiro filme um ritmo nada usual (e louvável) em filmes de grande orçamento. A excepcional Parte I entregou a ação para Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2 de forma acelerada, tornando o último longa-metragem que adapta a série literária também diferente em estrutura. Trata-se, afinal, de uma longa catarse fragmentada por momentos de respiro.

São várias cenas de ação separadas pelos momentos de drama pessoal de Harry Potter (Daniel Radcliffe, em seu melhor momento), que precisa lidar com a consciência de que seu levante contra as forças de Voldemort (Ralph Fiennes) está matando seus amigos. Para cada vitória, cada Horcrux encontrada e eliminada, ele se despede de um aliado. Tais momentos são verdadeiros em emoção - funcionam para o fã (ouviam-se soluços na exibição a cada instante desses), mas também ao "trouxa" - e são bem-sucedidos ao explorar ótimos personagens esquecidos dos filmes anteriores. A Professora McGonagall (Maggie Smith), por exemplo, tão importante nos primeiros filmes e relevada aos bastidores nos mais recentes, assume posição de destaque, assim como Neville Longbottom (Matthew Lewis), o professor Flitwick (Warwick Davis) e tantos outros.

A primeira metade do filme, conduzida com esmero por David Yates, é irretocável. Desde a invasão do Banco de Gringotes, em que a representação do dragão é inspiradíssima (uma verdadeira aula de como se contar uma história através dos detalhes), até a mobilização da defesa da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Nela, estudantes e professores se estruturam em determinada expectativa pelo ataque dos exércitos de Voldemort, que atacam em sequências de batalha muitas vezes violentas e sem receio de mostrar cadáveres e sangue (tanto que por pouco a classificação etária do filme no Brasil não subiu para 14 anos). Tudo em um ótimo, ainda que convertido, 3-D estereoscópico que trabalha muito bem a ambientação e os momentos de deslumbramento.

Até aí, tudo perfeito. O grande desfecho, porém, desmorona perante a imaginação do leitor. Cenas importantes, como a morte de Belatriz Lestrange (Helena Bonham Carter), estão entre as piores. Essa, especificamente, entra sem qualquer antecipação dramática e perde-se assim um dos grandes (e mais aguardados) momentos da saga. Outra que pareceu apressadíssima é a volta de Harry Potter, que rola do colo de Hagrid (que estava onde mesmo?) em uma cena quase inadvertidamente cômica. Com o discurso de Neville acontecendo simultaneamente, escapa aos realizadores uma bela oportunidade de criar uma elipse ali, remover alguns embates vazios que ocorrem a seguir, e trazer o final ao momento que parecia pronto para recebê-lo.

Assim, o final é falho justamente ao não se permitir, como todos os longas anteriores fizeram, desvios em relação à obra original. Não é tudo que funciona nas páginas que fica ideal nas telas, especialmente neste momento climático. A adaptação erra ao não usar a antecipação dos fatos conhecidos do livro corretamente. Se quase toda a audiência já sabe o que virá a seguir (um sujeito perto de mim no cinema recitava as falas), por que não alterar seu caminho para ampliar a surpresa, o drama e seu desfecho?

Ao fã que já vai ao cinema esperando o jogo ganho (em nota pessoal, o que mais recebo são e-mails de leitores exigindo nota máxima antes de sequer assistir ao filme), Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte II deve, claro, funcionar a contento. Nada mais justo, afinal trata-se de uma das séries mais respeitosas a seu material original, que ao mesmo tempo buscou inovar com cineastas diferentes e apresentar ao grande público visões distintas de uma história. Mas se a série literária teve como grande contribuição o despertar de toda uma geração pela leitura e até a criação de suas próprias histórias (Harry Potter é campeã online de fanfics), que os filmes - seus erros e acertos - também tenham seu papel como formadores e sirvam como oportunidade para o público refinar o olhar, de refletir sobre aquilo que está consumindo.

Fonte: Omelete

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Estreias de Filmes da Semana

Confira agora os filmes que chegam às telas em 8 de julho.

Cilada.com
Depois de trair a sua namorada (Fernanda Paes Leme), Bruno (Bruno Mazzeo) vira sensação no "InTube" quando ela coloca na rede o vídeo de uma transa rápida dos dois. Agora com fama de ejaculador precoce, Bruno tenta correr atrás do prejuízo.

Comédia - Brasil, 2011. Direção: José Alvarenga Jr. Elenco: Bruno Mazzeo, Fernanda Paes Leme, Carol Castro, Fúlvio Stefanini, Sérgio Loroza. Duração: 95 min. Classificação: 14 anos.

O Ursinho Pooh
Corujão envia a turma de Pooh - Tigrão, Abel, Leitão, Bisonho, Can & Guru - numa jornada para salvar Christopher de um bandido imaginário.

Infantil - (Winnie the Pooh) EUA, 2011. Direção: Stephen J. Anderson, Don Hall. Duração: 69 min. Classificação: Livre.

Gainsbourg - O Homem que Amava as Mulheres
Cinebiografia do ícone musical francês Serge Gainsbourg.

Drama - (Gainsbourg, Vie Heroique) França, 2010. Direção: Joann Sfar. Elenco: Eric Elmosnino, Lucy Gordon, Laetitia Casta. Duração: 130 min. Classificação: 16 anos.

Estreia em São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

Corações Perdidos
Um homem de negócios se afastou gradativamente da sua esposa agorafóbica depois que a filha do casal morreu. Quando ele perde também sua amante, fica ainda mais sem rumo - até que, em uma viagem de negócios a Nova Orleans, conhece a stripper de 16 anos Mallory.

Drama - (Welcome to the Riley's) EUA, 2010. Direção: Jake Scott. Elenco: James Gandolfini, Melissa Leo, Kristen Stewart, David Jensen, Eisa Davis. Duração: 110 minutos. Classificação: 16 anos.

Estreia em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Daquele Instante em Diante
Documentário musical sobre a trajetória do músico Itamar Assumpção, desde os anos da vanguarda paulista na década de 1980 até a sua morte aos 53 anos.

Documentário - Brasil, 2011. Direção: Rogério Velloso. Duração: 110 min. Classificação: não definida.

Na próxima semana: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2, Loup - Uma Amizade para Sempre, Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

Fonte: Omelete

quinta-feira, 7 de julho de 2011

X-Men - Primeira Classe | Fox começa a discutir continuações

Estúdio manterá as duas linhas temporais nos seus x-filmes?

Marcelo Hessel

Com cerca de US$ 335 milhões arrecadados no mundo todo, obviamente X-Men - Primeira Classe torna-se candidato dentro da 20th Century Fox a ganhar uma continuação.

Segundo o Coventry Telegraph, o estúdio está "discutindo continuações internamente". Os executivos estariam satisfeitos com o trabalho do diretor Matthew Vaughn e com a boa resposta da crítica ao filme.

Não há muita novidade aí, mas vai ser interessante acompanhar os rumos que a Fox dará à franquia, agora que Primeira Classe começa a estabelecer uma linha temporal própria. A produtora Lauren Shuler Donner já sondou Bryan Singer para dirigir X-Men 4 e prosseguir com a linha do tempo da trilogia, mas o mercado comporta essa saturação de mutantes?

Fonte: Omelete

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Os Pinguins do Papai: Jim Carrey volta ao gênero que o consagrou

O dia em que seis pinguins provaram a teoria da superioridade animal sobre o homem.

Jader Santana

A nova empreitada do rei das caras e bocas do humor norte-americano atesta o dom extraordinário colocado em suas mãos: não importa o filme, não importa a classificação indicativa, não importa o nível das piadas, Jim Carrey sempre terá um público fiel que dará risada de suas graças como se elas fossem o que há de mais cômico nos últimos 30 anos. Conclusão feita logo no primeiro parágrafo, não há muito o que se argumentar. Vá ao cinema sabendo exatamente o que te espera e, por favor, não se assuste com a reação desmedida do seu vizinho de poltrona quando o protagonista levar uma bolada nas partes baixas, em mais uma reprodução da piada mais humanamente reproduzida na história do humor no cinema.

Mas, afinal, quem quer saber de originalidade quando os anseios para o final de semana incluem necessariamente algo bobo o suficiente para fazer rir sem a necessidade de algum esforço intelectual? E levando em conta os motivos que encontramos para rir nos últimos tempos, um grupo sapeca de pinguins parece a maior das graças. “Os Pinguins do Papai” são bobos, meigos, infantis e dotados daquelas feições que causam grunhidos comovidos em quem vê: “owwwnnnn”. É bem verdade que sem o auxílio da computação gráfica, talvez, eles não fossem dotados do mesmo potencial carismático que exibem em toda a duração do longa, mas isso não importa quando se esparramam em fofura ao lago de Carrey.

Carrey é Carrey. Nunca vai mudar. E depois de tanto tempo, tantas repetições e tantos dólares no bolso, parece óbvio que ele não queira. Afinal, foi aquela salada mista de trejeitos e caretas que colocou mais de US$ 20 milhões em seu cofrinho por um único filme, o irrisório “O Pentelho”, de 1996. É verdade que seu cachê vem caindo filme após filme – a realidade é essa para a maioria dos grandes astros de Hollywood – e agora sua conta bancária talvez não esteja tão pomposa quanto esteve nas últimas duas décadas, mas Carrey está lá, de peito empertigado e honradas rugas de sabedoria, fazendo o que faz de melhor (ou pior): caras e bocas.

Sua originalidade se limita ao contexto em que seu personagem se insere, o de pai de família que convive com a culpa por não ser mais próximo dos filhos. Até bem antes de seu último filme, “O Golpista do Ano” (2009), Carrey não havia se envolvido em outro projeto de cunho familiar. O último, e talvez único até então, havia sido “O Mentiroso” (1996), cuja história já é conhecida daqueles que gastaram tardes inteiras na frente da TV nos primeiros anos da década passada.

Em “Os Pinguins do Papai”, todo o exagero cênico do astro é inserido em um contexto tragicômico, em que pequenos problemas familiares são tratados como dramas épicos. E tudo parece teatral demais, desde a filha adolescente, dissolvida em lágrimas pela cafajestice do pretendente, até a esposa do protagonista, tocada em seu íntimo pela lição de vida retirada dos pinguins.

Todos os exageros parecem evaporar quando Carrey entra em cena como o papai pinguim preocupado com os ovos da ninhada. Em um dos momentos mais constrangedores de sua carreira, o ator deita, rola, reza e chora por um ovo irremediavelmente gorado. Que me desculpem os ovosensíveis, mas essa é a verdade…

Capitão, Fedor, Lesado, Galã, Matraca e Bicão. Atores desconhecidos do grande público. Guarde esses nomes e perceba como são eles que oferecem ao público as melhores atuações do filme. Capitão exibe uma desenvoltura raramente vista em cena, com um perceptível instinto de comando sobre o restante do elenco. Fedor, com sua veia cômica, conseguiu reviver o humor escatológico de um John Waters em “Pink Flamingos”.

E falando em humor, repare no trabalho de Lesado, um fiel representante da comédia pastelão de Chaplin e “O Gordo e o Magro”. Galã, além de bonito, parece crescer como ator cena após cena. Tem tudo para roubar o próximo papel de Clooney ou Depp. O grande destaque de Matraca é sua potência vocal, o que sinaliza um possível convite para os próximos musicais de Rob Marshall. Bicão exibe aquela rusticidade charmosa de Marlon Brando, Jeff Bridges e Clint Eastwood. Cuidado com o coração!

Fonte: Cinema com Rapadura

terça-feira, 5 de julho de 2011

Transformers 3: franquia fracassada continua a desagradar

Em “O Lado Oculto da Lua”, Michael Bay presenteia o público com os mais impressionantes efeitos especiais, enquanto esquece de todo o resto.

Darlano Didimo

Pelo menos até agora, parece que os grandes estúdios de cinema e as distribuidoras nacionais tiraram as férias para bombardear o público com lindas paisagens, impressionantes efeitos especiais e muito barulho e ação, enquanto o conteúdo é esquecido. Depois de “Carros 2” decepcionar como o pior filme da ainda assim esplêndida Pixar, agora é a vez de “Transformers: O Lado Oculto da Lua” adentrar a sala escura clamando para que a audiência desligue o cérebro e se contente com a técnica. Porque não há nada além de bom a ser apreciado na continuação da já fracassada franquia de Michael Bay.

Não que se esteja cobrando uma história inteligente, que intrigue e provoque reflexões. Mas uma trama plausível, minimamente interessante, que ao menos respeite um fato histórico, é o recomendável. Este ano, “X-Men: Primeira Classe” provou que isso é sim possível. No entanto, as pretensões de Bay fogem de qualquer interesse intelectual. Jogar seus robôs contra prédios, fazê-los se atracarem e se perseguirem pelas ruas, e ainda tentar tirar alguma graça disso tudo, é o medíocre e único objetivo do longa. Se você se satisfaz só com o que foi citado, “sorte” a sua. “Transformers 3” é a sua melhor opção nos cinemas.

Não que ela interessa, mas a sinopse gira em torno da já batida rivalidade entre Autobots e Decepticons. Desta vez, o roteiro de Ehren Kruger ousa utilizar em seu favor (o que acaba virando um boicote) a badalada ida do homem à lua, causada aqui pela queda de uma espaçonave vinda de Cyberton, o planeta dos robôs. Décadas depois, então, uma série de estranhos acontecimentos levam a inteligência americana, Optimus Prime e companhia a resgatar a espaçonave, que na verdade é Sentinel Prime. Mas tudo não passa de uma estratégia dos Decepticons. Para que? Uma breve olhada no currículo do diretor dá o spoiler por si próprio.

Cineasta que melhor representa o lado negro de Hollywood (entenda como aquele preocupado exclusivamente com bilheteria), Michael Bay entrega um trabalho no padrão que vem estabelecendo desde “Os Bad Boys” (1995): correria seguida de correria, a qual coloca em jogo a vida de muita gente, quando não de toda a humanidade. Aqui ele surge mais descontrolado do que nunca. E o roteiro de Kruger coopera para tanto. É megalomaníaco ao extremo, ao ponto de trazer um dos mais longos e torturantes clímax finais dos últimos anos, encerrado da maneira mais óbvia possível.

Se tiros, tiros e mais tiros não forem suficientes para você, satisfaça-se com lutas com alto grau de agressividade (entre robôs, claro) e estranhos vôos humanos. Sim, temos personagens humanos que voam entre prédios destruídos, escapando, claro, por um triz de um trágico destino. O triz, aliás, repete-se recorrentes vezes na película. Experimente contar quantas vezes o inimigo fica a um passo de sair vencedor. O “inesperado”, porém, faz questão de salvar os heróis. Na verdade, o trágico só acomete os infelizes coadjuvantes, com os quais pouco temos contato, evitando qualquer grande decepção emocional por parte do espectador.

Em termos narrativos, o roteiro pode até surpreender inicialmente com a pretensiosa inclusão da histórica missão de Apollo 11, com reconstituições do espaço lunar e de pronunciamentos presidenciais que não fazem feio. O passar dos minutos, no entanto, revela que o uso do fato que deu início à corrida espacial foi feito em vão, sendo um mero utensílio comercial que não encontra diálogo com o restante da trama. Um verdadeiro desrespeito para com os envolvidos com esse relevante fato da história americana.

Ao protagonista Sam (Shia LaBoeuf) é concedida uma participação menos relevante do que a das produções anteriores. Ele continua a se arriscar por seus amigos robôs, mas nada pode fazer, além de correr, quando toda a pirotecnia de Michael Bay toma conta do filme. Na verdade, Sam até possui alguma importância no primeiro ato, nos melhores momentos do filme, quando o roteiro exibe seus esforços para conseguir o primeiro emprego, enquanto a apaixonada namorada se sai bem melhor financeiramente do que ele. Por sinal, Rosie Huntington-Whiteley substitui sem prejuízos Megan Fox, no papel da gostosa cuja maquiagem e humor pouco se abalam depois de quase morrer, como deixa claro o diretor, em um longo plano do rosto da atriz que pode causar algumas risadas de deboche.

O elenco tem ainda um time de respeito, que costumava ser bem seletivo em suas escolhas até aceitarem participar de “Transformers 3”. Frances McDormand, John Turturro e John Malkovich escolhem as mais exageradas caricaturas para encarnarem seus personagens. Todos têm uma função cômica embaraçosa, tom que o roteiro insiste em incluir em demasia. Mas é com Ken Jeong que as tentativas de provocar risadas causam vergonha alheia. Já Patrick Dempsey é responsável por um dos piores e, certamente, o mais previsível personagem do filme.

Com US$ 190 milhões de orçamento, Michael Bay dedicou boa parte do dinheiro para a pós-produção, quando os efeitos especiais são inseridos. E aqui não se pode criticar o filme. Nesse quesito, “O Lado Oculto da Lua” não só supera seus antecessores, como traz os mais embasbacantes efeitos já produzidos, que ficam ainda mais impressionantes em 3D. Destruindo Washington e, principalmente, Chicago, Bay usa e abusa da câmera lenta, a mesma velocidade de raciocínio que exige de seu público. Que Harry Potter não siga pelo mesmo caminho e salve as férias!

Fonte: Cinema com Rapadura