sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ESTREIA HOJE: OS MERCENÁRIOS

'Os Mercenários' é filme de ação à moda antiga
Carla Navarrete



Em uma entrevista recente, Sylvester Stallone culpou o primeiro “Batman”, filme de 1989 dirigido por Tim Burton, pelo fim dos longas de ação como “Rambo”, “Rocky” e tantos outros protagonizados por ele e outros fortões na década de 1980. Segundo ele, foi o início de uma nova era, quando os efeitos visuais passaram a ser mais importantes que o personagem principal em si.

Depois de ter retomado justamente suas duas franquias mais famosas, Stallone achou que era hora de fazer uma história inédita, mas à moda antiga. O resultado é “Os Mercenários”, que estreia nesta sexta-feira (13) nos cinemas brasileiros, após causar muita polêmica em território nacional, a começar pelas declarações feitas pelo ator na última Comic-Con, quando fez piada sobre as filmagens no país.

Na ocasião, a ofensa virou o assunto do dia no Twitter e Stallone foi obrigado a pedir desculpas. Para piorar a situação, as produtoras americanas do filme, Nu Image e a Millennium Films, foram acusadas pela brasileira O2 de terem ido embora do país devendo cerca de R$ 3,8 milhões, o que foi negado pelas duas empresas.

Polêmica à parte, o que importa agora é o filme em si, um dos mais aguardados da temporada. Para sua empreitada, o criador de Rocky reuniu praticamente toda a patota dos anos 80 e algumas caras novas para contar a história sobre um grupo de mercenários que, por dinheiro, tentam destituir um ditador que assola uma ilhota latino-americana.

Da velha guarda, Bruce Willis, Mickey Rourke e Arnold Schwarzenegger fazem participações especiais no longa, numa espécie de auto-homenagem deles mesmos ao gênero que ajudaram a eternizar. Até mesmo Dolph Lundgren (rival de Stallone em “Rocky 4”) foi convidado.

Já o elenco mais “jovem” conta com Jason Statham (brutamontes do momento em Hollywood), Jet Li e o comediante Terry Crews (da série “Everybody Hates Chris"). Ah sim, Eric Roberts, outro ator que andava ‘caído’, faz o vilão. E a bela Giselle Itié interpreta a mocinha do filme, com muito mais que duas ou três frases no longa, como costuma acontecer com nossos atores em
produções gringas.

De resto, “Os Mercenários” tem tudo o que uma produção dos anos 80 teria: um roteiro bem fraquinho, pancadaria, explosões, mocinhos que matam todos os bandidos (que por sua vez nunca acertam os tiros), efeitos especiais pouco convincentes, frases de efeito e diálogos meio engraçadinhos. Em suma, muita testosterona.

Stallone só se enganou ao culpar os longas de super-heróis como “Batman” pelo declínio dos filmes de ação. Foi a falta de qualidade do próprio gênero que ajudou a extingui-lo.

Sinopse

Um grupo de mercenários - composto por Barney Ross (Sylvester Stallone), Lee Christmas (Jason Statham), Yin Yang (Jet Li), Hale Caesar (Terry Crews), Toll Road (Randy Couture) e Gunnar Jensen (Dolph Lundgren) - é enviado para um país da América do Sul para derrubar um ditador. Logo após o começo da missão, o grupo descobre que a missão não é tão simples quanto parecia e, de repente, está no meio de uma perigosa conexão.

Ficha Técnica
Diretor: Sylvester StalloneElenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren, Eric Roberts, Randy Couture, Steve Austin, Mickey Rourke, Arnold Schwarzenegger, Brittany Murphy, Giselle Itié.
Produção: Kevin King, Avi Lerner, Kevin King Templeton, John Thompson, Les Weldon
Roteiro: Sylvester StalloneFotografia: Jeffrey L. Kimball
Trilha Sonora: Brian Tyler
Duração: 104 min.
Ano: 2010
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia FilmesEstúdio: Millennium Films/Nu Image Films/Rogue Marble/Fuzzy Bunny Films
Classificação: 16 anos

Notícia publicada no site Yahoo! Brasil, em 12/08/2010

Nenhum comentário: